Deserto de Atacama


Deserto de Atacama, Chile.
 Conheça o Deserto mais seco do mundo e toda a beleza desta exótica paisagem!!

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.

As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.

Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

O deserto do Atacama é outro mundo. Um mundo árido e solitário, com uma paisagem hostil, porém encantadora. Estando lá é fácil imaginar-se caminhando sob a superfície da Lua, ou ainda, ter a sensação de você ser o único sobrevivente de um desastre que devastou o planeta. É um encontro inesquecível com você mesmo. São quilômetros de pedra, areia e sal. Esta é a real beleza do deserto: a natureza em seu estado mais cru! Ao ver o deserto pela primeira vez, você terá a certeza de que qualquer desconforto desaparece, ficando na cabeça somente uma frase: "Valeu a pena!".

É uma grande aventura, porém não é tão difícil quanto parece. Não pense muito, não deixe o medo esfriar sua empolgação: conheça o Atacama conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário